Criar um negócio do zero não é tarefa das mais simples! Já me aventurei por esses caminhos e criei um negócio junto com uma sócia em 2007, uma pequena loja de flores (naturais!) e presentes: uma flowershop.
Um livro que nos ajudou muito foi “O segredo de Luisa” e consultorias do Sebrae, além do Empretec (seminário com metodologia da ONU para fortalecer as habilidades empreendedoras).
Bem, projetar (CORRETAMENTE) ambientes comerciais pode ser um grande passo para o negócio. Conceito, escolha de revestimentos, iluminação, o ponto físico da loja e principalmente o VISUAL MERCHANDISING contribuem e são fundamentais para uma comunicação assertiva da marca com seus consumidores.
E um trabalho multidisciplinar que funciona junto com branding é a própria identidade visual da marca.

Showroom da DESIGNERS GUILD, ambiente de varejo de tecidos decorativos, papéis de parede e cortinas. Ambiente alegre e colorido.
E o designer de interior? Onde entra nessa história?
O layout, o conceito, as cores, os materiais, os displays, os fluxos, a iluminação…tudo isso faz parte do projeto conceitual e detalhamento.
Mesmo em se tratando de um pequeno negócio, os números indicam que a comunicação visual através dos interiores vai atrair o público certo e até incentivar as vendas, claro, que associado ao potencial dos produtos e da equipe de vendas.
Selecionei algumas dicas importantes que levamos em consideração quando projetamos esse tipo de ambiente:
#1 Garanta o percurso pela loja da direita para esquerda (92% da população são destras)
#2 Nos primeiros dois metros na entrada da loja, o consumidor ainda está conectado com o ambiente exterior. Evite ofertas nesse trecho.
#3 Iluminação mais “quente” traz sensação de conforto. Evite ambientes claros ou escuros demais.
#4 Torne o percurso da loja atraente sem excesso de produtos. Menos pode ser mais.
#5 Organização na disposição dos produtos é fundamental, evite empilhamentos, seja criativo e torne os produtos convidativos.
#6 Produtos similares, cores complementares, alturas e volumes equilibrados, mantenha uma consistência na apresentação.
#7 Os displays devem prever acesso total aos produtos, a grande maioria quer tocar no produto.
#8 Equipe deve ser um fator de ajuda, treine a sua.
#9 Temperatura e clima agradável sempre.
#10 O caixa deve ter posição estratégica no final da loja, garantindo o contato por todo tipo de produto antes de finalizar a compra.
#11 A altura dos expositores deve ser acessível ao seu público, atenção.
#12 Cross selling é a técnica de agrupar produtos complementares para alavancar mais vendas, aplique!

Atmosfera high-tech e sofisticada para a venda de equipamentos e eletros premium.
Aproveite essas dicas e implemente já! Entenda a importância e quanto isso pode impactar no seu negócio e suas vendas! Procure profissionais capacitados, de preferencia, na criação do negócio.
Aproveite e veja alguns de nossos projetos comerciais na aba PROJETOS.
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Tons outonais para a cafeteria moderna e aconchegante.